A Sessão destacou a relevância histórica e cultural da produção cinematográfica que faz o resgate da participação feminina no movimento de emancipação do município de Maracanaú. O documentário contou com o apoio institucional da Câmara de Vereadores, da Secretaria de Cultura, dos Deputados Firmo Camurça e Fernanda Pessoa , do empresário Esio de Sousa e da Vereadora Cristina Oliveira.
A Sessão foi fruto do Requerimento Legislativo de autoria da Vereadora Cristina Oliveira. Participaram da Mesa dos Trabalhos os Vereadores Raphael Pessoa, Presidente da Câmara, Cristina Oliveira, autora do Requerimento, Amanda Rodrigues, Anderson ET, Ivonado Lima, Júlio César costa Lima, Capitão Martins. as homenageadas Meire Costa Lima, Margareth Rose, Fátima Dutra, Fátima do Vale, Dulcineide Rocha, Terezinha Marinho e Guiomar Camurça, representando a Senhora Agacil Camurça e os Senhores Bruno Leonardo, pelo Ministério da Cultura, e Professor Evandro Meneses, da Academia Cearense de Cinema.
Pela equipe produtora do documentário foram agraciados o Produtor e roteirista Allan Kardec Marinho, o Diretor Willys Nakamura, a produtora-adjunta Julia Loyola e o cinegrafista João Furtado.
O evento contou com a presença da Academias de Cinema e Literatura do Colégio Daulia Bringel com jovens e seus fardões significativos, o Dr. Nathanael representando a Academia Maracanauense de Letras, História e Artes, o Secretario de Juventude Nailton Marques e diversas autoridades.
Presente pelos patrocinadores o empresário Yanomami Lima Marinho, da empresa 8Digital, uma das principais patrocinadoras, que contou ainda com a Informar Telecom, a Madeireira São Francisco, a Drumond Noivas, o Buffet Monterey, a Nipan e a Emporio Padarias, a RTVM e a Mattos produções.