Portal da Rua
Noticias

Maracanaú comemora 39 anos com solenidade de gratidão

O mês de março marca os 39 anos da emancipação política-administrativa de Maracanaú. Emancipado no dia 06 de março de 1983, o município teve sua implantação em 5 de janeiro de 1985, com a posse do primeiro prefeito o enfermeiro Almir Freitas Dutra, Maracanauense, emancipador e que infelizmente não conseguiu completar o mandato, sendo assassinado em 27 de fevereiro de 1987.

Tivemos a partir deste fato a posse do vice-prefeito José Raimundo Menezes de Andrade, jovem estudante de família tradicional, que foi afastado por uma intervenção do governo do Estado e nomeado o interventor Advogado maranguapense e ex-Deputado Federal Alfredo Pereira Marques.

Após a nova Constituição Brasileira ser promulgada em 1988, extinguindo toda forma de intervenção, revogada a intervenção local, é eleito presidente da Câmara Municipal de Maracanaú o Vereador Antônio Anastácio Soares, assumindo a Prefeitura para encerrar o mandato em dezembro de 1988.

Esses foram os tumultuados anos de implantação de Maracanaú. Depois vieram os ciclos de dominação política dos empresários do CIC, liderados por Tasso Jereissati, e em Maracanaú teve início com Júlio César Costa Lima e Antônio Correia Viana Filho, o Vianinha. E o grupo se revezou até 2004, quando o Deputado Federal Roberto Pessoa venceu as eleições, alternando mandatos com o ex-vereador José Firmo Camurça Neto desde então.

No período anterior tivemos ainda um mandato do vice-prefeito Médico Dionísio Brochado Lapa Filho, após renúncia do Vianinha.

Durante a vida do município foram criadas várias homenagens aos emancipadores, a maior delas e a Medalha Almir Dutra, ofertada pela Câmara Municipal de Maracanaú, anualmente, a três emancipadores.

O Executivo inaugurou a Praça dos Emancipadores, no centro da cidade, e comemorou o Jubileu de Prata quando o município completou 25 anos, ofertando um troféu as personalidades da emancipação e as atuais.

Vários dos principais emancipadores ocuparam cargos públicos e eletivos, outros morreram se sentindo injustiçados pelo não reconhecimento material e histórico.

Tentando ocupar essa lacuna foi lançado o livro OS EMANCIPADORES, A História de Maracanaú, com a biografia dos emancipadores e a história do processo de emancipação, apresentando ainda os grupos participantes MIDEMA, Fapema e Codim, os políticos do antigo distrito e um calendário histórico com as datas importantes de Maracanaú.

Agora neste 6 de março, dentro do que é possível em virtude do Decreto estadual de combate a pandemia a Prefeitura vai realizar uma Solenidade festival de gratidão pelos 39 anos de Maracanaú, as 17h, no auditório da Uninassau.

Posts relacionados

Deputado Firmo Camurça terá projetos lidos na sessão de hoje.

Allan Marinho
3 anos atrás

Vereador Carlos Alberto Matos garante recursos para a construção de Posto de Saúde para atender Pau Serrado, Mutirão Serra Azul e Conjunto N.S. de Fátima.

Allan Marinho
4 anos atrás

Entrega da Medalha 40 Anos une classe politica de Maracanaú

Allan Marinho
2 anos atrás
Sair da versão mobile