Os vereadores da Câmara Municipal de Maracanaú realizaram na quarta-feira, 19 de fevereiro, a seleção das três mulheres que serão homenageadas com a Medalha 08 de Março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
Através de votação realizada em sessão, as eleitas para receberem a comenda 8 de março serão: – Rita Cristiane de Oliveira, na área de Educação – Kelma Maria Vasconcelos Cardoso, na área Social e Francisca Edirene De Sousa Mourão, na área de Educação
A honraria é um reconhecimento às contribuições significativas dessas mulheres nas áreas sociais, comunitária, política, técnico-científica, educacional, cultural, desportiva e/ou religiosa.
As homenageadas foram escolhidas entre oito candidatas inscritas por meio do Edital de Chamamento Público Nº 001/2025, que segue as regras estabelecidas pela Lei 903, de 20 de Maio de 2003, a qual regulamenta a forma de concessão da Medalha 08 de Março, no âmbito da Câmara Municipal de Maracanaú.
As inscritas além das eleitas foram: Jacinta Carvalho da Silva, Nívia Marques Monteiro, Diana Silva de Oliveira, Janaina de Oliveira Albuquerque e Elivania Gomes da Silva.
A cerimônia de entrega da Medalha 08 de Março ocorrerá no dia 13 de março, no Plenário Wilson Camurça.
Confira a biografia das homenageadas:
RITA CRISTIANE DE OLIVEIRA
Área: EDUCAÇÃO
Rita Cristiane de Oliveira Gomes se destaca por sua atuação nas áreas social, educacional e comunitária. Cristiane cresceu com valores que a impulsionaram a seguir uma trajetória de dedicação ao próximo. Sua carreira profissional na educação se iniciou aos 17 anos, marcada por uma paixão pelo ensino e pelo cuidado com as pessoas. Cristiane atuou como professora, coordenadora pedagógica e gestora em diversas escolas, deixando sua marca em cada instituição. Além de sua atuação na educação, Cristiane se destaca por sua produção bibliográfica, com foco em educação, gestão escolar e inclusão. É autora e coautora de diversos livros e artigos, nos quais compartilha suas experiências e conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento da área. Cristiane também é reconhecida por seu trabalho social, que inclui a distribuição de cestas básicas, o projeto Mães que Encantam e o apoio à Pastoral da Criança em Pajuçara. Sua atuação social demonstra seu compromisso com o bem-estar da comunidade e sua vontade de fazer a diferença na vida das pessoas. Atualmente, Cristiane atua como Gestora Geral no Centro de Línguas de Maracanaú, onde oferece cursos de Inglês, Espanhol, Libras e Música. Sob sua gestão, o centro alcançou excelência reconhecida nacional e internacionalmente, evidenciando sua capacidade de liderança e gestão.
KELMA MARIA VASCONCELOS CARDOSO
Área: Social
Kelma Maria Vasconcelos Cardoso é uma Maracanauense com uma trajetória profissional multifacetada e inspiradora. Nascida em 30 de maio, Servidora efetiva da Prefeitura de Maracanaú desde 2006, já ocupou os cargos de Coordenadora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social e a de Coordenadora de Planejamento da Controladoria Geral do Município.
Foi também Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Maracanaú. Sua gestão à frente do CMAS foi coroada com o Prêmio Mérito CNAS 2017, um reconhecimento pelo trabalho do Conselho no controle social. Kelma é autora de três livros e de diversos artigos científicos e trabalho técnico.
FRANCISCA EDIRENE DE SOUSA MOURÃO
Área: EDUCAÇÃO
Edirene de Sousa Mourão, mais conhecida como Dir. Edirene, nascida em 28/08 é natural de Fortaleza, mas se considera maracanauense, pois mora na cidade desde os 9 anos de idade, onde vivenciou o movimento de emancipação e de eleição do primeiro prefeito e teve a oportunidade de conviver com a jovialidade e popularidade do querido Almir Dutra. Filha de Irene e Edilson Mourão, herdou dos pais a fé e o desprendimento, tendo como grande desejo a independência financeira e qualidades que a guiaram em sua jornada. Sua carreira como professora começou aos 15 anos.
Apesar das dificuldades iniciais, Edirene encontrou sua vocação na educação e se dedicou a transformar vidas através do conhecimento. Sua paixão por ensinar a levou a desenvolver habilidades que a permitiram enxergar além do óbvio e usar a educação como ferramenta de transformação social. Edirene é uma defensora do empoderamento feminino, com base em princípios cristãos. Ela acredita que ser uma mulher empoderada é, acima de tudo, ser virtuosa aos olhos de Deus.
Seu trabalho como educadora é pautado pela transformação de vidas através do conhecimento, e sua história de vida é um exemplo de como a educação pode ser um instrumento de mudança e empoderamento.
Posts relacionados






