Ser um influenciador digital se tornou o objetivo de muita gente. Mas qual é o produto de seu trabalho?
O Brasil é o segundo país do mundo em influenciadores, com 500 mil deles! Já existem por aqui mais influenciadores que dentistas (374 mil) e engenheiros civis (455 mil) e aproximadamente o mesmo que médicos (502 mil). Seus ganhos por trabalho variam de R$ 1.000 a R$ 600 mil.
Seu sucesso passa por ser relevante para a sociedade. Mas os influenciadores são realmente relevantes? Ou apenas “criam espuma” em torno de assuntos que interessam só a eles mesmos ou às marcas que os contratam?
Segundo a consultoria Nielsen, os influenciadores não chegam a ser determinantes em vendas: 45% das mulheres e 24% dos homens seguem influenciadores, mas 58% delas e 76% deles nunca compraram nada apresentado por esses profissionais. Isso porque 66% não confiam no que eles dizem.
Ainda assim, esse mercado não para de crescer. De acordo com a consultoria Influencer Marketing Hub, o marketing de influência deve movimentar US$ 16,4 bilhões nesse ano. Mais de 50 milhões de pessoas em no mundo se consideram criadores de conteúdo, e devem fazer circular US$ 104 bilhões até dezembro.
É claro que existem influenciadores que fazem um trabalho incrível, trazendo valor às marcas e a seu público. Mas a maioria deles são eficientes apenas em gerar “engajamentos vazios”, com muitos cliques em “fotos fofas”, mas incapazes de produzir um conteúdo verdadeiramente rico.
Como muitas marcas olham apenas para essas “métricas de vaidade”, profissionais qualificados acabam sendo preteridos. Mas o mercado felizmente começa a tratar os bons influenciadores como profissionais capacitados. Seu desafio é passar mensagens de maneira orgânica para seu público.
Influenciadores digitais sérios são profissionais, e devem se portar e ser tratados como tal. É preciso “separar o joio do trigo”. Eles não devem ocupar o espaço de pessoas capacitadas nas diferentes áreas do saber, mas sim realizar o trabalho que fazem tão bem: apresentar e explicar produtos de maneira simples e alinhada a seus públicos. E isso tem muito valor!
Posts relacionados






