– A redução média para os clientes cearenses será de 2,1%;

– Novas tarifas entram em vigor na próxima terça-feira (22/04).

 A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira uma redução média de 2,1% nas tarifas da Enel Distribuição Ceará. A queda no valor das tarifas passa a vigorar a partir da próxima terça-feira (22). Para os clientes de baixa tensão, que são os clientes residenciais e pequenos comércios, a redução será de 1,89%. Para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, haverá uma redução de 2,84%.

A redução nas tarifas da Enel Ceará decorre, principalmente, de dois fatores: os efeitos negativos relacionados ao crédito de PIS/COFINS e à quitação das Contas COVID e Escassez Hídrica (-6,94%), e o efeito positivo do diferimento tarifário (+6,75%), com o objetivo de evitar oscilações tarifárias para os consumidores cearenses em 2026.

A conta de energia é composta por custos que não estão relacionados apenas aos serviços de distribuição, o que significa que parte dos custos não são gerenciados pela Enel Ceará, como impostos, encargos setoriais e custos de geração e transmissão de energia, entre outros. As tarifas são definidas pela agência reguladora, a Aneel, com base em leis e regulamentos federais.

“É importante esclarecer que, em uma fatura de energia no valor de R$ 100, R$ 31 são destinados à Enel Distribuição Ceará para operação, expansão, manutenção da rede de energia e para remuneração dos investimentos. Os demais itens são custos não gerenciados pela companhia e repassados às empresas de geração, transmissão e aos Governos Federais e Estaduais”, explica Hugo Lamin, Diretor de Regulação da Enel Brasil.