Uma das mais atuantes Redes de Investidores Sociais (RIS) do país é a RIS Ceará, formada por organizações que investem e/ou executam ações de relevante impacto social. Estas instituições — conectadas e mobilizadas pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), referência nacional em fortalecimento do Investimento Social Privado (ISP) — representam parcela robusta da economia do estado. Às 9h30 desta quinta-feira (3), elas estarão reunidas, em Fortaleza, para o compartilhamento de experiências e o lançamento de publicação direcionada à ampliação e ao aperfeiçoamento da filantropia institucionalizada.

Produzido pelo GIFE, o “Guia de Colaboração entre o Investimento Social Privado e a Gestão Pública” destaca o percurso de colaborações público-privadas, seus pontos de atenção e as estratégias desenvolvidas pelos investidores. Sem esgotar as diferentes possibilidades de parcerias entre o setor privado e o governo, a publicação oferece caminhos para o aprimoramento da atuação filantrópica.

“Como estamos vendo, as demandas e as desigualdades sociais são cada vez mais complexas e urgentes. A cooperação mostra ser o caminho mais assertivo para a solução dos diferentes problemas que o nosso país e o planeta enfrentam”, analisa o gerente de Programas do GIFE, Gustavo Bernardino. “Cenários como esse tornam ainda mais evidente a importância do Investimento Social Privado para a solução conjunta destes desafios”, acrescenta.

Mais de 30 representantes do universo do ISP estão confirmados para o encontro desta manhã, que ocorre um mês antes do maior congresso sobre filantropia da América Latina. Com o tema “Desconcentrar poder, conhecimento e riquezas”, o 13º Congresso GIFE será realizado entre os dias 7 e 9 de maio, na capital cearense.

Organizações da Sociedade Civil, representantes de governo, investidores, empreendedores, acadêmicos e especialistas do setor são aguardados para as dezenas de painéis e plenárias do congresso, cujo objetivo será o apontamento de soluções ao desafio de redução das desigualdades. Realizado há 25 anos, o encontro bienal do GIFE recebeu, na 12ª edição, em São Paulo (SP), 1,2 mil pessoas e 120 palestrantes do Brasil, Estados Unidos, Colômbia, Argentina e México. “Nesta edição 2025, o propósito do congresso é dar um passo a mais na direção de um campo comprometido com efetivas transformações sociais e o desenvolvimento sustentável”, destaca o secretário-geral do GIFE, Cassio França.

GIFE — Há 30 anos, o Grupo de Institutos, Fundações e Empresa atua pelo fortalecimento do Investimento Social Privado no Brasil. A organização reúne 170 associados que investem e/ou executam iniciativas e projetos de interesse público voltados à redução das desigualdades, geração de renda e oportunidades, justiça climática, sustentabilidade, equidade racial e de gênero, educação, saúde e apoio à juventude, entre outros temas. Considerando apenas o ano de 2022, estes investidores direcionaram R$ 4,8 bilhões para ações filantrópicas de impacto social.

SERVIÇO 

ENCONTRO DA RIS-CE E LANÇAMENTO DO “GUIA DE COLABORAÇÃO ENTRE O INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO E A GESTÃO PÚBLICA”

  • Data: 03/04/2025 [hoje]

  • Horário: 9h30

  • Local: Espaço O POVO de Cultura e Artes — Av. Aguanambi, 282, José Bonifácio, Fortaleza (CE)

  • Fonte/GIFE: Gustavo Bernardino, gerente de Programas do GIFE

  • Outras fontes: Hugo Pedro Guornik, responsável técnico do Guia; e Gláucia Macedo, gerente programática do Instituto Humanize

  • Mais informações e contato para entrevistas: (61) 98164-5437