O Vereador Lucinildo Frota (PSDB), natural do Amapá e chegando em Maracanaú com 17 anos, 51 anos de idade, técnico em Estradas pela ETFCE, hoje IFCE, estudante de Engenharia Civil na UNIFOR, eleito vereador por 5 eleições seguidas.

Em 2004, pelo PTN, obteve 1.312 votos; já em 2008, pelo Partido Verde, foi eleito com 2.425 votos; Em 2012, já pelo PR, foi o terceiro vereador mais votado do município com 2.711 votos; em 2016, também pelo PR obteve 3.486 votos e na última eleição foi o 6º vereador mais votado com 3.102 votos, pelo PSDB.

Nesse período ocupou cargos na Mesa Diretora, presidência de comissões legislativa e foi candidato a Deputado Estadual.

Em conversa com a nossa redação informou que devera na próxima terça-feira, na sessão da Câmara Municipal comunicar a posição de total independência na atuação parlamentar, saindo da condição de vereador de apoio ao governo municipal.

A situação chegou a esse ponto, segundo o vereador, pela condução da tramitação dos Projetos de Lei nº 09, que fez a reforma administração e o de número 18/22 que reajustou o salário dos professores.

O Vereador Lucinildo Frota discordou, inclusive, da tramitação na comissão de Constituição e Justiça, da qual é Presidente, e da forma como foi votado o parecer alternativo,

Perguntado quanto a questão política, o edil informou estar esperando a janela eleitoral para a mudança de partido e que deve se filiar a um partido da base do governo do estado para sair candidato a deputado, não definindo ainda se Estadual ou Federal.

Os partidos conversados são o Partido Socialista Brasileiro –PSB, o PMN e o PMB.

Afirmou ainda que não foram questões pessoais que o levaram a tomada de posição de total independência e sim a falta de valorização política dos agentes públicos do município.

A composição das bancadas e a correlação de força na Câmara Municipal de Maracanaú não muda muito no Plenário Wilson Camurça, ficando a situação com 19 vereadores, 01 independente e 01 de oposição.