Mesmo sem apoio financeiro, o tradicional Festival de Esquetes de Fortaleza será realizado entre os dias 14 e 18 de julho, no Teatro da Praia, com entrada acessível e uma intensa programação de esquetes, debates e homenagens

Fortaleza segue aplaudindo a força do teatro cearense. De 14 a 18 de julho de 2025, o FESFORT – Festival de Esquetes de Fortaleza – realiza sua 23ª edição no simbólico palco do Teatro da Praia, reafirmando sua vocação como espaço para a experimentação e formação de artistas. A programação começa sempre às 19h30, com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), vendidos exclusivamente na bilheteria do teatro.

Criado em abril de 1997, o festival nasceu da necessidade de abrir espaço para trabalhos autorais e curtos de uma geração artística carente de visibilidade. Com o tempo, o FESFORT se tornou uma verdadeira vitrine do novo teatro cearense, contribuindo para o surgimento e a consolidação de centenas de atores, diretores e dramaturgos. Desde 2010, o festival integra oficialmente o Calendário Cultural do Estado do Ceará, por meio da Lei nº 14.796, de autoria do então deputado estadual Artur Bruno.

Um ato de resistência e amor ao teatro
Mesmo com sua longa trajetória e reconhecimento oficial, o FESFORT não foi contemplado no 3º Edital de Apoio a Festivais Culturais do Ceará (PNABCE – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura) em 2024. Em resposta a essa ausência de apoio, os organizadores decidiram manter o evento de forma independente, com o apoio institucional da Escola de Teatro do Teatro da Praia. Nesta edição especial, o festival acolherá oito esquetes criadas por alunos da escola, que subirão ao palco ao longo da semana.

Prêmios e homenagens
O FESFORT mantém a tradição do Troféu Gasparina Germano, entregue aos destaques do festival em categorias como Esquete, Ator, Atriz, Coadjuvantes, Texto Original, Texto Adaptado, Figurino, Maquiagem, Cenário, Iluminação e Sonoplastia. A premiação leva o nome de uma das maiores artistas cearenses do século XX.
Nesta edição, a atriz Solange Teixeira será a grande homenageada, reconhecida por sua contribuição vital à cena teatral do Ceará. Solange, com sua trajetória sólida e inspiradora, representa o elo entre as gerações e reforça o papel do festival como espaço de valorização da história do teatro.